Comprar ou alugar carros, o que é melhor atualmente? Gasolina, seguro, IPVA, revisão e manutenção são somente uma parte dos itens para incluir na lista de gastos fixos.
Além disso, o trânsito e a atenção redobrada que dirigir exige, são estresses comuns que devem ser considerados na hora de tomar a decisão sobre comprar ou alugar.
Por outro lado, há a garantia de certo conforto e liberdade para sair a qualquer hora sendo dono do seu próprio carro. Sem depender de aluguel ou de chamar um motorista para te levar aos locais.
Você pode decidir e ir. Em uma emergência, pode mais facilmente conseguir resolvê-la. Vai atender às suas necessidades a qualquer momento.
Os custos para manter um veículo incluem gastos fixos, como o IPVA e o seguro DPVAT, ambos obrigatórios. Além disso, há o combustível, seja gasolina, álcool ou gás.
Não esqueça que se a compra do automóvel for por um financiamento ou consórcio, há parcelas mensais, pelo menos por alguns meses e anos. A seguir, veja as vantagens e custos para ter um carro ou para alugar um veículo.
+ IPVA 2020 já está disponível para consulta e pagamento
Quanto custa ter um carro?
Um dos gastos de quem compra um veículo é o IPVA. Esse é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cobrado anualmente pelos estados e pelo Distrito Federal.
A taxa funciona como uma receita da União, Estados ou Municípios, sendo utilizada para as despesas da administração, que incluem educação, saúde, segurança, saneamento, entre outras.
O IPVA é calculado pela Secretaria de Estado de Fazenda. A guia para pagamento é disponibilizada no site do banco Bradesco e a cobrança é de acordo com um calendário. É possível parcelar o valor em até três vezes.
Outro pagamento obrigatório pelos donos de veículos é o DPVAT, seguro que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros.
O boleto do seguro DPVAT deve ser retirado no site da Seguradora Líder. O pagamento é realizado em cota única.
O não pagamento implica em algumas consequências. Em caso de acidente, o proprietário perde o direito à cobertura do seguro. Porém não estará isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas.
O veículo que estiver inadimplente poderá ter problemas também com a fiscalização, já que não será devidamente licenciado.
Ainda há outros impostos, que envolvem o licenciamento, e os gastos com manutenção. Para ter uma ideia, uma referência pode ser o Índice de Manutenção Veicular (IMV).
Criado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o ranking permite a comparação de veículos de uma mesma categoria. A relação é com base nos custos da manutenção mecânica recomendada pela montadora.
Quais as vantagens de alugar carros?
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), dos 1.988.601 automóveis e veículos leves emplacados no ano de 2016, mais de 217 mil foram para locação.
As estatísticas do aluguel de veículos apontavam uma frota regional de 22.219 no Norte, 20.309 no Centro-Oeste, 61.558 no Nordeste, 447.973 no Sudeste e 108.218 no Sul.
Entre as vantagens de alugar um carro, segundo a ABLA, estão:
- licenciamento e emplacamento por conta da empresa;
- assim como gastos com seguros, que já vêm no valor do aluguel;
- manutenção e a assistência 24 horas também são serviços da locadora.
Para alugar, é preciso estar com a habilitação em dia e válida. Se você quer um modelo específico, a recomendação da ABLA é procurar a locadora com antecedência.
As tarifas diárias variam de acordo com a categoria do carro ou tipo de cobertura por danos causados ao veículo. Quanto maior o período de locação, é possível que as taxas diárias fiquem menores.
Outra vantagem é a opção de pagar com o cartão de crédito. Sobre o custo benefício, a associação compara o aluguel de um modelo popular a uma corrida de táxi de um aeroporto mais afastado até regiões centrais da cidade.
Melhor comprar ou alugar carros?
Se a sua necessidade é ter um carro a disposição, pode realizar a comparação da Cesvi Brasil e analisar qual o melhor modelo. Mas comprar ou alugar carros é uma decisão pessoal, que precisa ser analisada caso a caso.
Se você precisa de um veículo disponível a qualquer momento e quer total liberdade, ter um carro para a família pode valer a pena.
Porém, se não quer se preocupar com itens como seguro e manutenção, alugar um carro resolve o problema. Quando você aluga, pagará por tudo isso na taxa diária.
The post Comprar ou alugar carros: o que é melhor? appeared first on FinanceOne.
Comprar ou alugar carros: o que é melhor? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário