A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no último dia 11 de março, que a expansão do novo coronavírus (Covid-19) já se configura uma pandemia. Mas o que isso significa? Quais seus impactos?
De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado após casos registrados na China.
A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo.
A OMS evita usar o termo com frequência para não causar pânico ou uma sensação de que nada pode ser feito para controlar a enfermidade.
Como é a transmissão?
O coronavírus é transmitido por meio de três formas. São elas:
1 – Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
2 – Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços;
3 – Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca.
Os sintomas do coronavírus
Na maioria dos casos, os sintomas são leves e a doença, sem gravidade. Essas formas apresentam febre, tosse, dificuldade para respirar, dor muscular e diarreia.
Na forma grave, observa-se piora do quadro respiratório, como aumento da pneumonia e falta de ar, podendo evoluir para insuficiência respiratória.
Qual prevenção para evitar o contágio?
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
- Evite aglomerações se estiver doente.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
- Não compartilhe objetos pessoais.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento.
Já os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
Existe tratamento para Covid-19?
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. Porém, é indicado repouso e consumo de bastante água.
Além disso, algumas medidas devem ser adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso. Como, por exemplo:
1 – Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
2 – Uso de umidificador no quarto para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
No entanto, assim que os primeiros sintomas surgirem é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Quais os impactos econômicos da pandemia?
O avanço do novo coronavírus pelo mundo tem provocado abalos nos mercados globais. Ou seja, traz outras consequências para as cadeias globais de suprimentos, incluindo eletrônicos e até medicamentos.
Embora o maior número de casos confirmados e os principais impactos ainda estejam concentrados na China, Itália e Coreia do Sul, os impactos e prejuízos já são sentidos em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Contudo, vale lembrar que a China é a segunda maior economia do mundo, com uma participação no Produto Interno Bruto (PIB) global da ordem de 18%.
O avanço da epidemia derrubou as principais bolsas do mundo e multinacionais passaram a alertar seus acionistas que o surto afetará suas finanças.
Em relação à economia brasileira, as preocupações giram em torno das projeções para o crescimento da economia brasileira em 2020.
O mercado brasileiro reduziu para menos de 2% a previsão de alta do PIB em 2020, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central.
Diversos bancos e consultorias já estimam um crescimento mais próximo de 1,5%, e passaram a projetar também mais cortes na taxa básica de juros.
O Ministério da Economia, no entanto, reduziu sua estimativa oficial para o crescimento do PIB em 2020 de 2,4% para 2,1%.
Para acompanhar os desdobramentos da pandemia do coronavírus, FinanceOne preparou uma série de reportagens. Confira:
- Avanço do coronavírus: o que muda na economia?
- Coronavírus faz governo antecipar 13º de aposentados
- Queda das bolsas de valores no mundo: entenda as causas
- Como o coronavírus pode afetar a economia?
- Qual o impacto do coronavírus em investimentos de baixo risco?
The post Coronavírus: o que é uma pandemia e quais seus impactos? appeared first on FinanceOne.
Coronavírus: o que é uma pandemia e quais seus impactos? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário