Quem nunca pensou em pedir aumento de salário? Não são poucas as pessoas que acham que ganham menos do que merecem.
No entanto, em um contexto de crise econômica, o pedido pode ser arriscado. Contudo, em determinadas situações, o risco tomado acarreta oportunidade.
Só que a maior parte das pessoas não negocia o salário quando recebe uma proposta de emprego. Mas será que você realmente merece ganhar mais?
Se você tem o hábito de reclamar de tudo em seu trabalho, participar de rodas de fofocas, ter inveja daquele colega e achar que ele só recebe aumento porque é bajulador, provavelmente, você não merece um aumento.
Não ache que seu chefe não observa o seu comportamento na empresa. Aproxime-se de pessoas extraordinárias, pessoas que você, sinceramente, admira.
E se não admira ninguém ainda, busque a sua volta inspiração para te motivar.
Quanto o trabalhador brasileiro ganha?
Muitos trabalhadores brasileiros ganham abaixo do salário mínimo. Eles representam 19,5% dos trabalhadores brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já o rendimento domiciliar per capita (por pessoa) do Brasil ficou em R$ 1.373 em 2018. O valor é 8,2% maior que a média nacional em 2017 (sem considerar a inflação).
No entanto, em 2018, 13 estados brasileiros possuíam renda domiciliar per capita menor que o salário mínimo nacional. O valor foi estabelecido em R$ 954 no ano passado.
5 dicas para pedir aumento de salário
1 – Marque um horário com seu chefe e escolha um local apropriado
A conversa com seu chefe deve ser programada. Não pense que esbarrar com ele no corredor será uma boa oportunidade para pedir aumento de salário.
No dia da conversa, reserve um horário na agenda de vocês e escolha um local apropriado. Entretanto, o importante é chegar com argumentos fortes, que demonstrem o seu valor para a companhia.
2 – Prepare bons argumentos
Destaque suas principais realizações profissionais.
A autoconfiança revela que você conhece a importância do seu trabalho para a estratégia da empresa.
3 – Mostre que você se importa com a empresa
Diga ao seu chefe que gosta de trabalhar na empresa e que quer continuar trabalhando onde está.
A conversa deve ser amigável e não pode parecer uma ameaça de que você deixará o cargo caso não consiga o que quer.
4 – Evite falar sobre problemas financeiros
Evite também falar sobre dívidas ou problemas financeiros. Quando for pedir aumento de salário, deixe a sua justificativa clara: você merece reconhecimento profissional.
Pedir um aumento justificando que está gastando mais do que deveria, por exemplo, tira toda sua credibilidade.
5 – Observe o cenário do mercado de trabalho
É muito importante que você olhe em volta e preste atenção na situação da empresa. Pedir aumento quando os negócios vão mal não é uma boa ideia.
Portanto, além de as chances de você ter o pedido negado serem enormes, indica que você está desinformado com relação ao que está acontecendo no mercado.
Antes de conversar com seu chefe, faça a lição de casa e verifique quanto o mercado está pagando a profissionais como você.
Lembre-se de levar em conta o porte da empresa na qual você trabalha, pois as remunerações costumam ser maiores em empresas de grande porte.
Qualificação profissional pode melhorar salário em até 118%
O investimento em desenvolvimento profissional pode impactar diretamente na remuneração dos brasileiros. Isso pode te ajudar a não ter que pedir aumento de salário.
É o que revela a Pesquisa Salarial do site de empregos Catho. Realizado em janeiro de 2018, o estudo abordou a relação entre qualificação e salário.
Ter uma pós-graduação ou MBA, por exemplo, pode aumentar o salário em 47,2% de diretores e gerentes. Enquanto para surpreendentemente, mestrado e doutorado têm impacto menor: apenas 2,8% de acréscimo.
Para coordenadores e supervisores, o salário pode aumentar em 53,7%. Aqui, o impacto é mais equilibrado, com o mestrado e doutorado aumentando o salário em até 47,4%.
Para diretores e gerentes, mestrado e doutorado podem aumentar o salário em 3,6%.
Mas não basta completar uma qualificação, é preciso demonstrar como este conhecimento pode contribuir para melhorar o desempenho da empresa.
Salário não é prioridade para a Geração Z
Para os jovens com idade entre 18 e 24 anos, nascidos dentro da chamada “Geração Z”, o significado de sucesso profissional não é medido por um alto salário.
É o que aponta a pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Para esse público, trabalhar com o que gosta (42%) é o que mais interessa. Esse desejo é seguido da possibilidade de equilibrar trabalho e vida pessoal (39%) e ser reconhecido pelo que faz (32%).
Esses são aspectos mais importantes que ganhar bem (31%).
Ao refletirem sobre os valores e habilidades necessários a um bom profissional, esses jovens acreditam que dedicação (43%), capacidade de diálogo e trabalho em equipe (40%), foco no trabalho (36%), ser paciente (35%) e fazer sempre o melhor (31%) são diferenciais.
O estudo revela, ainda, que para os jovens da Geração Z a felicidade na vida adulta consiste em uma combinação de segurança, estabilidade emocional e realização profissional.
Por outro lado, encontrar um amor (9%), ter filhos (8%), falar vários idiomas (8%) e sair da casa dos pais (8%) são aspectos menos relevantes para a felicidade.
The post Como pedir aumento de salário: veja dicas appeared first on FinanceOne.
Como pedir aumento de salário: veja dicas Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário