Usar o cartão de crédito no exterior tem vantagens e desvantagens. A comodidade e a segurança, por exemplo, são os pontos positivos.
Por outro lado, o negativo é que ao utilizar o cartão em outro país será cobrado o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, cujo valor é de 6,38% sobre o total da sua compra.
De qualquer forma, é importante lembrar que para usar o cartão de crédito ou débito no exterior, o mesmo deverá ser internacional.
Além de estar devidamente habilitado, ou desbloqueado, para permitir a sua utilização fora do território brasileiro.
Vantagens do cartão de crédito no exterior
Usar o cartão de crédito no exterior tem como principal vantagem a segurança. Isso porque você não precisa andar com grande quantidade de dinheiro.
No caso da perda ou roubo, você pode cancelá-lo sem arcar com compra que não fez.
Outra grande vantagem de usar o crédito são incentivos como milhas, descontos em hospedagens, restaurantes e lojas. São os famosos programas de recompensas.
Pagamento da fatura
O valor da fatura vai depender da cotação da moeda. No caso do cartão de crédito, você vai pagar as despesas com o valor do dia de fechamento da fatura ou da compra, conforme determina resolução do Banco Central.
Com a instabilidade na cotação do dólar no Brasil, as diferenças podem ser bastante significativas.
Contudo, o parcelamento não é possível. Tudo o que você adquirir virá em uma única fatura ou no máximo duas se parte das compras for realizada após a data de fechamento da fatura do cartão de crédito.
Quando o valor total da fatura não é pago, o cliente está automaticamente contratando o crédito rotativo para o valor remanescente. O total de taxas (como IOF) desta modalidade gira em torno de 210% ao ano.
Já com o cartão de débito, o valor é calculado quando a transação é feita e debitado logo da sua conta corrente. Desse jeito, a dica é acompanhar a cotação do dólar e tentar fazer os gastos quando o câmbio for mais conveniente.
+ Veja as cotações do dólar com a ajuda do FinanceOne!
O que fazer em caso de perda do cartão?
1 – Cancele o cartão
Ligue para a operadora e peça o cancelamento imediato. A maior parte das operadoras aceita ligações a cobrar do exterior ou disponibiliza atendimento gratuito.
O número de telefone fica sempre no verso do cartão, por isso é bom fotografar ou anotar a frente e o verso, bem como todos os seus documentos, e mandar tudo para um e-mail. Essas informações serão muito úteis em determinadas circunstâncias.
2 – Faça um boletim de ocorrência
Procure a delegacia mais próxima para abrir um boletim de ocorrência (BO) logo depois de cancelá-lo. Isso lhe resguardará de maiores complicações.
Com o BO em mãos fica mais fácil comprovar alguma movimentação indevida e anular as despesas antes do fechamento do cartão.
3 – Consulte seus benefícios
Alguns tipos de cartão de crédito oferecem benefícios em casos de emergências. Há operadoras, por exemplo, que entregam um novo cartão até 24h depois do sinistro.
Ou seja, você pode recebê-lo no próprio hotel ou em um posto de atendimento mais próximo.
Outras disponibilizam um saque em dinheiro em uma agência bancária conveniada. Esse valor é cobrado depois na sua fatura, como se fosse uma compra.
4 – Não dependa apenas do cartão
Leve em consideração portar dinheiro em espécie. Isso é útil para pagar pequenas contas, gorjetas e até conseguir descontos em passeios e hospedagens.
Vale a pena usar cartão de crédito no exterior?
Fazer uso do cartão de crédito internacional é uma comodidade interessante ao consumidor.
No entanto, toda essa facilidade envolve custos adicionais. Nesse momento, você precisa avaliar se tal opção é realmente vantajosa.
Desse modo, pesquise e estude as taxas e a forma de proceder do seu banco nesses casos.
Com as informações em mãos, você poderá desfrutar de uma viagem inesquecível e tranquila, sem medo de surpresas desagradáveis com a chegada de sua fatura.
The post Cartão de crédito no exterior: vantagens e desvantagens appeared first on FinanceOne.
Cartão de crédito no exterior: vantagens e desvantagens Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário