O presidente Jair Bolsonaro afirmou que desistiu de criar o programa Renda Brasil. Bolsonaro já havia suspendido o projeto em agosto.
A afirmação veio após a publicação de um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira, 15. O presidente rechaçou a ideia de congelar salários dos aposentados e pensionistas para financiar o programa Renda Brasil.
O presidente também disse que só pode “dar um cartão vermelho” a quem apresentar esse tipo de proposta.
Além disso, Bolsonaro informou que vai continuar com o programa Bolsa Família até o final do seu mandato.
Presidente se manifestou após repercussão sobre congelamento de benefícios
Bolsonaro tomou a decisão de cancelar o programa Renda Brasil após repercussão de reportagens sobre os planos da equipe econômica, liderada pelo ministro Paulo Guedes.
A proposta era de cortar outras despesas para conseguir abrir espaço no Orçamento e, assim, viabilizar verba para o novo benefício.
O plano mais recente foi o de congelar por dois anos as aposentadorias e pensões. Essa ideia, no entanto, foi defendida pelo secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, em entrevista ao portal G1.
Divergências com a equipe econômica do ministro Paulo Guedes
A ameaça de “cartão vermelho” que o presidente fez hoje não foi o primeiro conflito com a equipe econômica por causa do programa Renda Brasil.
Uma das primeiras propostas apresentadas ao presidente foi a de acabar com o abono salarial — benefício para quem trabalha com carteira assinada e recebe, em média, até dois salários mínimos.
Contudo, após a apresentação Bolsonaro fez uma crítica pública a ideia inicial.
“A proposta da equipe econômica que apareceu pra mim não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos”, disse o presidente.
Como o fim do abono salarial foi proibido, a equipe econômica passou a debater outros cortes de gastos que permitissem o Renda Brasil.
Nesta terça-feira, em entrevista ao G1, Rodrigues falou ainda em reduzir o número de parcelas do seguro-desemprego ou aumentar o tempo de carência.
Ideia do programa Renda Brasil era substituir Bolsa Família
Nos últimos meses, o programa Renda Brasil vinha sendo defendido para substituir o atual Bolsa Família.
O Bolsa Família é um benefício instituído no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. O benefício, no entanto, unificou e ampliou programas já existentes no governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso.
A criação do Renda Brasil seria para dar continuidade ao pagamento de benefícios sociais, como o auxílio emergencial, destinado para os trabalhadores informais em consequência da pandemia do coronavírus.
O auxílio emergencial vai até o final deste ano, após ser prorrogado por mais quatro meses.
+ Auxílio emergencial: Veja quem receberá as novas parcelas
+ Auxílio emergencial de R$300: veja calendário de pagamentos
O plano de Bolsonaro era ampliar o Bolsa Família e transformar o Renda Brasil na marca social da sua gestão. Mas a equipe econômica tem tido dificuldade em encontrar recursos para financiar o programa.
E você, gostou do nosso conteúdo? Achou ele bom? Então aproveite a visita em nosso site e assine a nossa newsletter. Dessa maneira, você recebe as atualizações diretamente no seu e-mail.
The post Renda Brasil: entenda por que Bolsonaro cancelou o programa appeared first on Financeone.
Renda Brasil: entenda por que Bolsonaro cancelou o programa Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário