As vendas em supermercados aumentaram 0,6% na passagem de julho para agosto. É o que aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado impulsionou o volume de vendas no varejo. É o terceiro mês seguido que o setor tem taxa positiva.
Em comparação com agosto do ano passado, as vendas do comércio varejista aumentaram 1,3%.
Ao longo de 2019, após queda de 0,3% em vendas gerais no mês de abril, maio teve crescimento zero.
A recuperação, mesmo que lenta, começou com mês seguinte, reação de 0,5% em junho. O mesmo desempenho foi registrado em julho.
Associação de Supermercados está confiante
As vendas de supermercados no Brasil, em agosto, cresceram 7,1% em relação ao mesmo período de 2018 e 4,25% sobre julho.
A informação é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
De janeiro a agosto, o setor supermercadista apresentou crescimento real de 3,39% na comparação anual. Esse é o maior resultado acumulado no período desde 2014.
A Abras prevê fechar 2019 com crescimento de 3% nas vendas.
Natal deve impulsionar ainda mais vendas
As vendas de supermercados no Natal de 2019 podem crescer 24% em relação à média dos outros meses. A projeção é da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
O número representa um incremento considerável em relação à previsão anterior, feita no fim de 2018, de um aumento de 2%.
A previsão anterior, feita no final do ano passado, era de um aumento de 2%. Contudo, a revisão foi feita devido à melhora do desempenho ao longo do ano.
Produtos que devem ter aumento nas vendas
A categoria que deve apresentar maior impacto nas vendas são as bebidas alcoólicas. Os empresários do setor esperam vender 53% a mais que em 2018.
Itens perecíveis e laticínios devem ter um aumento de 67%. Frutas, legumes e verduras têm crescimento de vendas esperado de 80%.
O incremento está atrelado à queda de preços dos produtos da categoria desde junho. Fator influenciado pelo clima seco e pelo aumento da temperatura.
Em setembro, o valor das frutas caiu 3,30%, dos legumes, 16%, e das verduras, 8,3%.
Para as carnes, a expectativa de vendas em dezembro é de empate com 2018. Uma das explicações é o valor do dólar.
A previsão do setor é que a moeda norte-americana feche 2019 em alta. Ficando entre R$3,90 e R$4.
Contudo, as exportações pressionaram o preço para cima por conta da menor produção destinada ao mercado interno.
Ofertas de emprego crescem no segmento
O aumento das vendas de supermercado deve criar oportunidades de emprego, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo projeção da entidade, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento das vendas. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil).
Os maiores volumes de contratações deverão ocorrer nos ramos de vestuário (62,5 mil vagas), hiper e supermercados (12,8 mil) e artigos de uso pessoal e doméstico (10,7 mil).
Para se ter uma ideia, as redes mineiras de supermercados devem abrir 3.500 vagas por tempo determinado, de acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis).
O objetivo é reforçar o atendimento dos consumidores durante as festas de Natal.
Os temporários vão desempenhar, principalmente, funções de balcão, embaladores, operadores de caixa, repositores e tarefas diversas em açougue e padaria.
The post IBGE aponta crescimento nas vendas de supermercados em 2019 appeared first on FinanceOne.
IBGE aponta crescimento nas vendas de supermercados em 2019 Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário