sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Como funciona “Não Perturbe” dos bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) anunciaram o “não perturbe” dos bancos.

O objetivo é acabar com as ligações telefônicas oferecendo crédito consignado para seus clientes e aposentados.

A medida faz parte de um novo sistema de autorregulação de oferta de crédito consignado.

Na prática, o consumidor terá a liberdade para escolher se quer ou não receber ofertas desse tipo de empréstimo.

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Brasileiros já podem optar pelo “Não perturbe” dos bancos

A plataforma funcionará de maneira semelhante à lista para ligações de telemarketing, adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até o momento, 23 bancos aderiram ao sistema de autorregulação. Os clientes bancários e aposentados cadastrarão o número do telefone em site a ser divulgado.

A partir da inscrição, os bancos e correspondentes terão 30 dias para não ligarem mais com oferta de crédito.

A previsão é que essas novas regras entrem em vigor a partir de 2 de janeiro de 2020.

Bancos que já aderiram ao “Não Perturbe”

As 23 instituições que aderiram ao “não perturbe” correspondem a 97,88% do volume de crédito consignado de bancos em todo o país.

São elas:

Agibank;
Alfa;
Banco do Brasil;
Banco do Nordeste;
Banrisul;
Barigui;
Bradesco;
BMG;
BRB;
Caixa;
Cetelem;
CCB;
Daycoval;
Estrela Mineira;
Inter;
Itaú;
Mercantil;
Pan;
Paraná Banco;
Safra;
Santander;
Sicredi;
Votorantim.

INSS registra quase 150 mil reclamações

Quase 150 mil aposentados e pensionistas do país relataram casos de possíveis práticas abusivas de empresas financeiras. Os dados são dos últimos três anos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Segundo o INSS, houve aumento entre os anos de 2017 e 2018. Elas passaram de 63.404 reclamações para 75.529.

Em 2019, nos primeiros três meses já foram 10.867 manifestações de aposentados e pensionistas.

Todos relatando que bancos e instituições financeiras ligaram oferecendo crédito consignado.

Ligações de telemarketing já podem ser bloqueadas

Consumidores já podem bloquear ligações de telemarketing de operadoras de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura. Basta se cadastrar em uma lista nacional do site “Não Me Perturbe“.

Ao acessar a página do “Não me perturbe”, o usuário poderá:

-> Consultar se seu número já está cadastrado;
-> Cadastrar seu número para ser bloqueado;
-> Solicitar desbloqueio e voltar receber ligações de empresas de telemarketing

Ao fazer inclusão no cadastro, o cliente poderá escolher a operadora ou o tipo de serviço sobre o qual não quer receber ligações comerciais.

Estão listadas as seguintes empresas: Net, Claro, Sky, Tim, Oi, Nextel, Vivo, Algar Telecom e Sercomtel.

Contudo, o usuário terá que informar nome completo, CPF e e-mail para criar um login e senha de acesso.

O prazo para o bloqueio efetivo das ligações, após o recebimento da solicitação, é de 30 dias corridos. Caso o período ainda não tenha encerrado é necessário aguardar.

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