O governo federal anunciou, em abril, o saque emergencial do FGTS. Os pagamentos começaram a ser depositados no último dia 29 de junho. Mas será que realmente vale a pena sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço?
Antes de falarmos disso, é importante que você saiba que a Caixa vai depositar o dinheiro na conta até 21 de setembro nas poupanças digitais.
Nesse tempo, o valor poderá ser utilizado somente para pagamento de boletos e compras online. Até que chegue a data para que você possa sacar o dinheiro.
Agora se você está na dúvida se deve ou não sacar o FGTS, a resposta é: depende.
De acordo com Reinaldo Domingos, que está a frente do canal Dinheiro à Vista, é necessário avaliar e levar em consideração que no momento o rendimento do FGTS é maior do que a maioria dos investimentos que existem.
Porém, esse dinheiro pode estar vindo em boa hora para quem está com dificuldades financeiras.
“O problema é que muitas pessoas usam rendas extras mesmo sem necessidade e em compras que não precisam sem considerar a situação financeira atual. Entrado em uma bola de neve de inadimplência.”
Sacar o FGTS depende da situação financeira do trabalhador
O especialista, que também é autor de livros, explica que para você saber se vale a pena ou não sacar o FGTS dependerá da sua situação financeira.
Caso ela esteja confortável, ele recomenda não mexer no dinheiro e deixar ele rendendo, já que poderá ser vantajoso no futuro.
Agora caso você esteja endividado, Reinaldo Domingos explica que o trabalhador deverá sim sacar FGTS que estará disponível na conta poupança digital.
Dessa forma, será possível pagar as contas que estão em atraso. A depender do valor que você receberá, é possível renegociar a dívida ou até mesmo quitar o valor integral.
Nesse último caso, solicite um desconto por estar quitando o que está em débito. As instituições financeiras costumam dar uma porcentagem de desconto, não deixe de solicitar.
“Utilizar o FGTS é muito importante no momento, mas é preciso planejamento e cuidado para que esse realmente possa ajudar neste momento ou em momentos futuros. Lembrando que essa crise ainda irá durar por um longo tempo”, aponta o especialista.
‘Na crise é hora de planejar’, diz especialista
Reinaldo Domingos também cita que esta é uma hora importante de traçar um planejamento, mesmo em meio à uma crise. Segundo ele, se o valor resgatado for suficiente para quitar as dívidas em atraso, de qualquer forma é necessário atenção.
O especialista recomenda que os beneficiários do FGTS emergencial avaliem se precisarão da quantia no futuro e como farão para se organizar mediante as possíveis necessidades.
“Na crise é hora de planejar muito bem os gastos”, diz.
Domingos comenta também que nesses casos é válida a negociação para não se descartar a possibilidade do recebimento de descontos. Isso pode ajudar ainda a diminuir uma parte da dívida.
Mas, você já tem em mente se irá utilizar o valor integral do saque, R$1.045, para quitar sua dívida? Porque nesses casos, o especialista informa que pode ser mais válido investir o valor para ter uma margem maior de negociação no futuro.
“De uma forma ou de outra, o principal a ser feito nessa situação delicada é se educar financeiramente, ou seja, mudar seu comportamento para não mais retornar à inadimplência. O primeiro passo é olhar para a sua situação de forma honesta e levantar todos os números, traçando um planejamento para renegociar a dívida – agora ou no futuro – em parcelas que respeitem o orçamento mensal.”
Caixa já creditou duas parcelas do FGTS emergencial
Divulgado pela Caixa no dia 13 de junho, o calendário do saque emergencial do FGTS já está em vigor. O cronograma prevê duas datas, sendo elas de crédito e saque, de acordo com o mês de aniversário do beneficiário.
A data de crédito será quando o valor estará na poupança digital, disponível apenas para pagamentos de contas emergenciais, seguindo o mesmo modelo do auxílio emergencial.
Já as datas de saques serão para retiradas do valor para qualquer finalidade. Os nascidos em janeiro e fevereiro já tiveram o crédito liberado. A próxima data, para nascidos em março, será em 13 de julho, veja:
-> Janeiro: crédito em conta 29 de junho e saques a partir de 25 de julho;
-> Fevereiro: crédito em conta 06 de julho e saques a partir de 08 de agosto;
-> Março: crédito em conta 13 de julho e saques a partir de 22 de agosto;
-> Abril: crédito em conta 20 de julho e saques a partir de 5 de setembro;
-> Maio: crédito em conta 27 de julho e saques a partir de 19 de setembro;
-> Junho: crédito em conta 03 de agosto e saques a partir de 03 de outubro;
-> Julho: crédito em conta 10 de agosto e saques a partir de 17 de outubro;
-> Agosto: crédito em conta 24 de agosto e saques a partir de 17 de outubro;
-> Setembro: crédito em conta 31 de agosto e saques a partir de 31 de outubro;
-> Outubro: crédito em conta 08 de setembro e saques a partir de 31 de outubro;
-> Novembro: crédito em conta 14 de setembro e saques a partir de 14 de novembro;
-> Dezembro: crédito em conta 21 de setembro e saques a partir de 14 de novembro.
Confira também: com corte, FGTS rende mais que a Taxa Selic!
The post Vale a pena sacar o FGTS emergencial? Especialista responde! appeared first on FinanceOne.
Vale a pena sacar o FGTS emergencial? Especialista responde! Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário