A partir desta segunda-feira, 5, será possível realizar o cadastro para usar o Pix, novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas.
Os clientes terão a opção de cadastrar de uma até cinco chaves associadas a uma conta bancária. O cadastro permite o uso do novo sistema de forma mais direta.
Além disso, com a chave é possível localizar o destinatário do pagamento sem precisar dos outros dados de identificação.
As transações do sistema Pix serão feitas pelos aplicativos dos bancos e de pagamentos para telefone ou pelo internet banking.
Será possível pagar boletos, contas de luz, compras e até mesmo impostos com o novo sistema. Uma das vantagens do Pix é permitir operações em qualquer hora do dia e com mais agilidade.
O serviço Pix, porém, será ativado a partir do dia 16 de novembro em todo o país.
+ Confira 7 perguntas e respostas sobre o Pix
Como realizar o cadastro de uma chave Pix?
Para utilizar o novo sistema de pagamento o cliente deverá ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira digital — a instituição financeira, no entanto, deverá ter cadastro no Pix.
A opção está dentro do aplicativo da instituição e também no internet banking, assim como já estão TED e DOC, por exemplo.
+ Qual a diferença do PIX para DOC e TED?
Com a chave Pix cadastrada, as transferências poderão ser realizadas mais rápidas. Portanto, com o cadastro basta informar a chave para começar a usar o sistema.
Ao digitar a chave, por exemplo, os dados da conta do destinatário aparecerão automaticamente na hora de realizar a transação. O cliente, no entanto, precisa conferir a identificação e digitar os valores antes de confirmar a operação.
Os quatro tipos de chaves Pix que poderão ser usadas e cadastradas são:
- número de CPF ou CNPJ;
- endereço de e-mail;
- número do telefone celular;
- sequência alfanumérica de 32 dígitos;
A sequência alfanumérica será enviada, após a solicitação do cliente, pelo Banco Central ao banco ou instituição, e com ela será possível criar um QR Code.
Contudo, não será possível vincular uma mesma chave para mais de um banco.
Isso significa que, se no banco X, o cliente cadastrou um e-mail, por exemplo, no banco Y terá que cadastrar outro e-mail, CPF ou número de celular.
Como fazer o cadastro nos bancos?
Os principais bancos já estão divulgando sobre o Pix nos principais canais de comunicação. Além disso, alguns já disponibilizaram o cadastro.
Vale lembrar, porém, que cada banco adotará as próprias medidas para realizar o cadastramento da chave.
Veja a seguir o que dizem os principais bancos:
Bradesco
O Bradesco informou que o cadastramento do Pix está disponível em todos os canais eletrônicos. Tanto clientes pessoas físicas (PF) como pessoa jurídica (PJ) já podem efetuar o cadastro no aplicativo ou site do banco.
Em nota, o banco informou que “independente do cadastro da chave Pix, todos os clientes poderão receber ou pagar através do Pix usando o modelo manual”.
Ou seja, é o modelo de transferência atual, como o TED, em que o cliente precisa incluir dados do banco, agência, conta e nome do favorecido.
Para saber mais informações você pode acessar o site do banco Bradesco.
Itaú
Já o Itaú está com o pré-cadastro da chave Pix. Segundo o banco, o cliente pessoa física pode realizar o cadastramento via aplicativo, enquanto cliente pessoa jurídica deve realizar via internet banking, no Itaú Empresas.
Para mais informações acesse o site do banco Itaú.
Banco do Brasil
Os clientes do Banco do Brasil já podem, através do aplicativo, do internet banking ou do BB Digital PJ, manifestar interesse para começar a usar a chave Pix.
De acordo com o banco, a partir desta segunda-feira, os clientes podem confirmar a opção do Pix nos canais do Banco do Brasil.
Veja mais informações sobre a chave Pix no site Banco do Brasil.
Santander
Já o banco Santander abriu um pré-cadastro para sinalizar o interesse na chave. No aplicativo do banco já é possível realizar o cadastramento informando os dados.
Além disso, o Santander também recomenda que os clientes cadastrem o CPF e o celular como chaves.
Veja mais informações sobre a chave no site do banco Santander.
Você gostou do nosso texto sobre Pix? Então continue com a visita em nosso site, leia agora mesmo o texto “5 ferramentas semelhantes ao Pix” e fique por dentro do assunto!
The post Como fazer o cadastro no Pix? Confira passo a passo! appeared first on Financeone.
Como fazer o cadastro no Pix? Confira passo a passo! Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário