Faltam poucos dias para as eleições dos EUA. Na disputa estão: o republicano Donald Trump, atual presidente do país, e o democrata Joe Biden, que serviu como vice-presidente de Barack Obama por oito anos.
Em jogo, uma grande influência em como o mundo responde a crises internacionais, como guerras, pandemias globais e mudanças climáticas. Ou seja, fatores que impactam diretamente na economia global.
O eleito toma posse no dia 20 de janeiro, em uma cerimônia realizada nas escadas do prédio do Capitólio, na capital Washington DC, correspondente à passagem da faixa presidencial no Brasil.
Depois da cerimônia, o presidente caminha até a Casa Branca e começa seu mandato de quatro anos.
Influência dos EUA na economia mundial
As eleições dos EUA vão definir quem vai comandar a maior economia do mundo. A depender do vencedor, descobriremos para onde caminhará a economia dos EUA e qual tipo de política econômica será adotada.
Aliado a isso, qual o nível de relacionamento com os demais países? Essas e uma extensa lista de questões importantes poderão influenciar como será o ritmo de crescimento global e como o país agirá perante um risco mais acentuado de uma recessão global.
Outros pontos de suma importância são: o desenrolar da guerra comercial entre EUA e China, que contamina o comércio global. E, o pior, não tem nenhuma previsão para ter fim.
E, mais recentemente, um possível combate entre EUA e Irã entrou no radar.
Como fica o Brasil após o resultado?
Embora alguns analistas e pesquisas tenham reduzido a vitória de Donald Trump nas Eleições dos EUA, temos que analisar ambos os cenários. Um dos principais interessados no resultado da votação é o Brasil, que enxerga os EUA como um de seus principais aliados.
Mas afinal, qual destes cenários é melhor para o Brasil: a reeleição de Trump ou a vitória de Joe Biden?
1 – Vitória de Donald Trump
O presidente Jair Bolsonaro e o atual presidente dos EUA são muito alinhados e têm visões parecidas de como conduzir os países. Nunca um presidente americano esteve tanto com um presidente brasileiro quanto agora.
Nos últimos anos, Brasil e Estados Unidos aprofundam Diálogo Comercial.
Em um encontro em março deste ano, Bolsonaro e Trump apontaram para um engajamento estratégico e em transformação dos dois países em sua “parceria comercial e econômica“.
O objetivo é melhorar as regras comerciais e transparências, incluindo a facilitação de comércio e boas práticas regulatórias. Ou seja, esse processo deve continuar com a vitória dos republicanos nas urnas.
2 – Vitória de Joe Biden
Os impactos da vitória de Joe Biden nas eleições dos EUA tendem a ser profundos e delicados para o Brasil. Isso porque o governo de Jair Bolsonaro buscou uma ligação estreita não com os Estados Unidos em si, mas com o governo Trump.
Portanto alguns pontos sensíveis estão sobretudo ligados à questão comercial, meio ambiente, direitos sociais e cláusulas contratuais.
Isso para não falar em aspectos ideológicos na visão de mundo. Até porque o próprio Joe Biden e a Kamala Harris (vice) endereçaram críticas diretas ao governo brasileiro.
Relatório analisa cenário político
A Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) e a Prospectiva Consultoria traçaram um panorama da corrida eleitoral nos Estados Unidos.
O relatório aponta que com Trump a agenda de retomada econômica dos Estados Unidos deverá ter um caráter mais nacionalista, com viés protecionista na área de comércio.
Sobre o Brasil, o documento diz que a proximidade da família Bolsonaro com Donald Trump pode ser um facilitador para o aprofundamento da agenda bilateral de comércio e investimentos.
No caso de vitória de Biden, o Brasil pode esperar um maior engajamento dos Estados Unidos em temas internacionais. E maior foco em temas como mudança do clima, preservação da Amazônia e direitos de minorias.
Contudo, a Amcham Brasil acredita que os dois cenários abrem oportunidades interessantes para o comércio e investimentos entre os países.
Aqui no FinanceOne, você consegue ter acesso as cotações diárias do dólar e de outras moedas internacionais, como euro, libras e pesos argentinos. Não deixe de conferir!
The post Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil? appeared first on Financeone.
Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário