Um investidor de sucesso sempre diversifica sua carteira de investimentos. E uma das boas alternativas do mercado é aplicar em Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Fundos imobiliários.
As condições nunca foram tão favoráveis para a aquisição de imóveis como agora. Principalmente para quem busca um financiamento para viabilizá-los.
O setor se beneficia da queda da taxa Selic, o menor patamar histórico. Após os primeiros meses da pandemia da Covid-19, a retomada da economia motivou um novo ciclo de novos empreendimentos.
Com isso, empreendimentos residenciais, comerciais, sejam terrenos ou loteamentos, voltaram ser um patrimônio seguro e lucrativo.
O que são Fundos imobiliários e LCI?
Ficou interessado em investir em imóveis? LCI e Fundos imobiliários são opções de títulos imobiliários à disposição do investidor brasileiro.
1 – Fundos imobiliários (FIIs)
Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são constituídos por cotas acessíveis a qualquer investidor que tenha cadastro em uma corretora de valores.
Essas cotas são parte de um capital investido em ativos imobiliários, e são negociadas no livre mercado da bolsa de valores.
Então, cada indivíduo que comprar cotas de um FII, detém o direito de receber parte do rendimento desse fundo, proporcionalmente ao número de cotas que possuir.
Todavia, o lucro é proveniente das receitas dos ativos pertencentes ao fundo. No Brasil, atualmente, existem cerca de 486 FIIs ativos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O lucro com os aluguéis é uma das formas de rentabilizar o capital investido pelo fundo. Outra forma de investimento é a aquisição de títulos de renda fixa atrelados a empreendimentos do setor imobiliário.
Os ativos que compõem um FII:
– Shopping centers e Hotéis;
– Edifícios comerciais/Lajes Corporativas;
– Universidades e Hospitais;
– Galpões logísticos/Industriais;
– Condomínios residenciais.
2 – LCI
LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. São títulos de crédito lastrados por créditos imobiliários, garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária do imóvel.
Ou seja, é um empréstimo de dinheiro que você faz a uma instituição. Os recursos do empréstimo serão destinados para financiar o setor imobiliário.
Logo, quando você empresta dinheiro para uma determinada instituição, ela faz um “contrato” com você firmando quanto irá pagar de juros em um determinado prazo.
Isso significa que a LCI é um investimento de Renda Fixa. A maior vantagem é a isenção de imposto de renda para pessoas físicas.
As vantagens de adquirir imóveis
Agora que você já sabe a diferença entre LCI e Fundos imobiliários, chegou a hora de
de construir um patrimônio.
Os benefícios de quem opta por ela são inúmeros, sendo que entre eles podemos destacar:
1 – Valorização:
A tendência é que os imóveis sempre aumentem de preço com o tempo. Invista em regiões e bairros que têm potencial de crescimento e que ofereçam boa infraestrutura e qualidade de vida.
Desta forma, você amplia as chances dele conquistar um maior valor de mercado.
2 – Rentabilidade:
Possibilidade de gerar renda a partir do aluguel do imóvel. A renda extra também pode vir da revenda futura.
3 – Segurança patrimonial:
Formação de um patrimônio consistente, preservando o valor investido.
Como investir em LCI ou Fundos imobiliários?
Antes de investir em LCI e Fundos imobiliários é preciso ter em mente qual o seu objetivo e prazo. O que você espera do fundo?
Diversificar a carteira, gerar rendimento com locação ou valorizar as cotas na bolsa de valores? Antes de decidir, vale pesquisar se esse tipo de investimento está adequado ao seu propósito.
Para começar a investir, é só abrir uma conta em uma corretora que ofereça acesso a essa modalidade de investimento. Adquirir cotas é muito semelhante a comprar ações, ou seja, com emissão de ordem de compra.
Basta indicar o código do fundo no qual deseja investir, quantas cotas quer comprar e inserir o valor que você pretende pagar por cada uma.
É o melhor momento para investir em fundos imobiliários? Confira o que os especialistas dizem!
The post LCI e Fundos imobiliários: qual a diferença? appeared first on Financeone.
LCI e Fundos imobiliários: qual a diferença? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário