O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos elaborado pelo Banco Central. O objetivo é facilitar as movimentações bancárias, tais como: transferências, pagamentos e recebimentos, em qualquer horário ou dia da semana. Além disso, não há limite para a quantidade de transações.
A nova ferramenta começa a funcionar a partir do próximo dia 16 de novembro. Com o Pix, muitas pessoas irão se beneficiar, incluindo as pequenas e médias empresas.
Com isso, Maurício Guerra, gerente de desenvolvimento de negócios na Sicredi, separou dicas de como o novo sistema pode ajudar os pequenos e médios empreendedores.
Veja dicas de como o Pix pode ajudar pequenos e médios empreendedores
O especialista listou algumas funções do Pix que podem ajudar as pequenas e médias empresas no dia a dia, gerando mais receita. Quer saber quais são? Continue a leitura!
+ Pix: confira 7 perguntas e respostas
Dinheiro em caixa na hora da venda
Com o Pix, os clientes poderão efetuar o pagamento via QR Code ou, até mesmo, por transferências instantâneas.
Atualmente, ao pagar com cartão de débito ou boleto, além da taxação, o valor demora, em média, de dois a cinco dias para estar na conta do estabelecimento.
Menos taxas ao realizar pagamentos
Com o público pessoa física, a economia nas taxas de TED ou DOC, por exemplo, vai incentivar as pessoas a consumirem mais por meio da ferramenta. O que irá gerar mais receitas para o estabelecimento.
As empresas também poderão cadastrar a chave do Pix para realizar seus pagamentos e, dessa forma, ganhar mais agilidade na gestão do fluxo de caixa.
Apesar dos valores das tarifas variarem entre as instituições financeiras, como é caso do Sicredi que cobra menos do que a média de mercado, com o Pix não haverá mais essa cobrança para o público pessoa física.
+ Qual a diferença do Pix para TED e DOC?
Acesso a mais clientes
Com a nova ferramenta Pix, os empreendedores poderão conquistar ainda mais clientes.
Isso porque o consumidor poderá efetuar pagamentos apenas com o uso do smartphone, sem a necessidade de cartões, boletos ou dinheiro.
Clientes poderão cadastrar até cinco chaves
Os clientes terão a opção de cadastrar de uma até cinco chaves associadas a uma conta bancária. O cadastro permite o uso do novo sistema de forma mais direta.
Além disso, com a chave é possível localizar o destinatário do pagamento sem precisar dos outros dados de identificação.
Mas para utilizar o Pix será necessário ter uma conta corrente, poupança ou uma carteira digital, desde que a instituição financeira tenha cadastro no novo sistema também.
A opção para realizar o cadastro está dentro do aplicativo da instituição e também no internet banking, assim como já estão TED e DOC, por exemplo.
+ Passo a passo de como cadastrar o cadastro no Pix
Com a chave Pix cadastrada, as transferências poderão ser realizadas mais rápidas. Portanto, com o cadastro basta informar a chave para começar a usar o sistema.
Ao digitar a chave, por exemplo, os dados da conta do destinatário aparecerão automaticamente na hora de realizar a transação.
O cliente, no entanto, precisa conferir a identificação e digitar os valores antes de confirmar a operação.
Os quatro tipos de chaves Pix que poderão ser usadas e cadastradas são:
- número de CPF ou CNPJ;
- endereço de e-mail;
- número do telefone celular;
- sequência alfanumérica de 32 dígitos;
A sequência alfanumérica será enviada, após a solicitação do cliente, pelo Banco Central ao banco ou instituição, e com ela será possível criar um QR Code.
Contudo, não será possível vincular uma mesma chave para mais de um banco.
+ Qual a melhor chave Pix para cadastrar?
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