Fazer um pagamento por meio do Pix é realmente seguro? O Banco Central afirma que as transações financeiras são seguras.
Foram desenvolvidas camadas de proteção para garantir que todas as transações feitas por Pix sejam extremamente seguras.
O sistema começa a funcionar no dia 16 de novembro. Mas antes de entrar no quesito segurança, vale explicar: o que é Pix?
Ele é um meio de pagamento que traz praticidade e aumenta a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos.
Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta transacional pode usar. O Pix poderá ser disponibilizado pelas instituições em diversos canais de acesso, como o smartphone.
Outros possíveis canais que podem ser oferecidos a critério de cada instituição, são: internet banking e presencialmente nas agências, nos caixas eletrônicos ou nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo.
Outra pessoa tentou se cadastrar com meus dados: o que fazer?
Nesse caso, você receberá um alerta de que aquele dado pessoal está sendo utilizado em outro lugar. Você pode reivindicar seus dados e comprovar que é dono deles, mas cada banco tem o seu processo.
Uma chave usada em um banco não poderá ser também cadastrada em outro banco, ao mesmo tempo. Mas, se quiser, você poderá fazer a portabilidade das suas chaves de uma conta para outra a qualquer momento.
Contudo, lembre-se apenas que você só pode criar até cinco chaves por conta.
Agora, que você já entendeu o que é o Pix e como ele funciona, chegou a hora de acabar com uma dúvida importante: o Pix é seguro?
Sim. O Banco Central desenvolveu várias camadas de proteção para garantir que todas as transações feitas por Pix sejam extremamente seguras. São elas:
1 – Motores antifraude
Esses motores servem para identificar operações suspeitas, que não combinam com o perfil do usuário. Dessa forma, quando uma movimentação estranha acontece na conta a operação é rejeitada.
Ou seja, se alguém um dia tentar se passar por você na hora de fazer um pagamento por Pix, muito provavelmente o dinheiro continuará na sua conta.
2 – Marcadores de fraude
Como você já sabe, o Pix faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos.
Nesse sistema também existem mecanismos de segurança. Um deles identifica uma fraude e alerta para todo o sistema quem é o usuário que realizou a fraude.
Assim, todas as instituições que trabalham com o Pix já são informadas da situação e podem tomar outras medidas para proteger seus clientes.
3 – Criptografia
Todos os dados que circulam dentro do sistema do Pix são criptografados. Mas o que isso significa?
Na prática, os dados que são fornecidos são transformados em códigos, o que impede que um hacker entre no sistema e tenha acesso às informações enviadas.
4 – Autenticação
A autenticação é um jeito comum e eficiente de evitar fraudes. Existem várias maneiras de fazer isso: seja por senha, token, ou então reconhecimento biométrico (como pelas impressões digitais, por exemplo).
Todo cuidado é pouco ao realizar uma transferência
Já percebeu que foi tudo bem pensado para evitar qualquer problema, né? Mas você deve seguir algumas dicas para deixar tudo ainda mais seguro.
1 – Evite fazer operações usando redes abertas de wi-fi
Esse tipo de conexão tende a ser menos segura, por isso hackers conseguem ter acesso a dados importantes mais facilmente. É uma boa ideia só fazer transferências online utilizando uma rede de wi-fi protegida por senha.
2 – Sempre atualize seu app
Seu banco provavelmente vai tornar as coisas mais práticas e seguras para você. Portanto, atualize seu aplicativo. Dessa forma, você garante que estará usando a melhor e mais protegida versão do app.
3 – Verifique onde está cadastrando suas chaves
Só cadastre seus dados em sites confiáveis. Nada de entrar em links suspeitos e desconhecidos.
Já viu que o Pix é seguro, mas ainda tem dúvidas sobre a ferramenta? Saiba tudo sobre o novo meio de pagamentos aqui!
The post Pix é seguro? Conheça as camadas de proteção do sistema appeared first on Financeone.
Pix é seguro? Conheça as camadas de proteção do sistema Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário