Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o chamado home office vem crescendo a cada dia.
O movimento não é só de trabalhadores em busca de renda e comodidade, mas também das próprias empresas, que já despertaram para essa modalidade de trabalho.
Com isso, trabalhar em casa deixa de ser somente uma saída para uma renda extra e ganha status de trabalho sério.
As atividades para ganhar dinheiro trabalhando em casa deixaram de ser apenas hobbies e hoje já são vistas como profissão.
Com isso, o home office já é a principal fonte de renda de muitas famílias.
É adotado não só por quem deseja independência financeira e tem perfil empreendedor, mas também por empregados que preferem fazer dinheiro no conforto de suas casas.
Um dos benefícios de fazer home office é se livrar do trânsito, além de poder definir seu próprio horário.
Contudo, é necessário que haja mais responsabilidade e também muita disciplina, organização e dedicação.
Home Office bateu recorde no Brasil, diz IBGE
A estimativa é de que mais de 10 milhões de brasileiros já usufruam das vantagens de trabalhar em casa. As novas profissões, inclusive, já preveem essa opção.
Mas é claro que nem todas as atividades podem ser adaptadas para a modalidade do home office.
Todavia, com o uso da tecnologia e ferramentas adequadas, pode-se dizer que muitas profissões podem ser exercidas de casa, com graus de dedicação e aproveitamento diferentes.
De acordo com uma pesquisa levantada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o home office bateu recorde no Brasil em 2018.
Segundo o IBGE, o home office correspondia a 5,2% do total de trabalhadores ocupados no pais. Na comparação com 2012, quando teve início a série histórica da pesquisa, esse contingente teve alta de 44,4%.
A pesquisa Home Office Brasil, edição 2016, também mostra o crescimento do trabalho remoto no país.
A análise foi realizada com 325 empresas de diferentes segmentos e tamanhos, de várias regiões do Brasil. E mostrou um aumento de 47% de instituições participantes, em relação à 2014.
Foram observados três movimentos distintos de crescimento da prática em comparação ao estudo de 2014:
Segundo a pesquisa, 68% é o percentual de empresas praticantes de teletrabalho no Brasil, e entre as diferentes modalidades está o home office – há outras, como o trabalho de campo.
Vale ressaltar que com o coronavírus e as recomendações de isolamento social, essas porcentagens aumentaram ainda mais. Isso porque muitas empresas adotaram o home office.
Segundo um estudo, o número de empresas adeptas ao home office deve crescer 30% no pós-pandemia. A análise foi feita pela coordenação do MBA em Marketing, Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
+ Home office: conheça 6 vantagens de trabalhar em casa
Trabalho remoto X negócio próprio
De fato, não é qualquer pessoa que consegue se adaptar para trabalhar em casa. Como o trabalho remoto requer mais disciplina e organização, há perfis que se encaixam e outros não.
Mas antes de pensar em quais profissões servem para trabalhar em casa, é preciso entender a diferença entre duas possibilidades: trabalho remoto e negócio próprio.
Os dois podem ser exercidos em home office, mas cada um tem suas peculiaridades. Vamos entender isso a seguir:
Trabalho remoto
Nesta opção, você é um trabalhador como outro qualquer. Mas não precisa comparecer a um escritório físico. Desta maneira, você pode trabalhar de casa ou do lugar que quiser.
No trabalho remoto você é um trabalhador convencional. Ou seja, há um contrato com uma empresa, mesmo que o trabalho seja fixo, temporário ou freelancer.
Negócio próprio
Também é possível trabalhar em casa sendo seu próprio chefe! Neste caso, é preciso muito mais dedicação e perfil empreendedor.
Para quem tem o perfil empreendedor uma ótima sugestão é ser trader. O conceito é bastante simples: compre um ativo quando o valor estiver baixo (barato) e venda quando o valor estiver alto (caro).
Os ativos que vem ganhando destaque no mercado brasileiro são as criptomoedas, pois são bastante diversificadas, com valores que vão de menos de R$1 até mais de R$40.000.
Ainda nesse artigo, vamos falar das profissões para trabalhar em casa, incluindo tanto o trabalho remoto como um negócio próprio.
Mas para que você faça a melhor escolha, antes vamos explicar as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.
Vantagens de trabalhar em casa
As vantagens são muitas. Esqueça aquele trabalho maçante, que consome algumas horas suas no trânsito para chegar, afasta você da família e tira seu conforto.
Algumas vantagens de trabalhar em casa são:
–> Economia – Gastos com transporte, alimentação e até roupas são evitados. Você pode economizar uma grana para investir em você mesmo, no seu negócio ou quem sabe poupar e fazer render seu dinheiro em aplicações.
–> Administração do próprio tempo – A flexibilidade é, com certeza, uma das maiores vantagens. Na maioria dos casos, você define seu horário de trabalho de acordo com sua rotina e preferência.
Assim, é comum aumentar a disponibilidade de tempo para a família e amigos, ou para outras atividades que você goste.
–> Alimentação melhor – Teoricamente, a alimentação em casa é mais saudável. Você foge dos restaurantes de rua e das tentações diárias.
–> Sem trânsito – Em grandes cidades, principalmente, se gasta muito tempo com deslocamento, ainda mais se você mora longe do escritório. Por isso, trabalhar em casa significa não ter que enfrentar tráfego intenso nem transporte público lotado.
–> Segurança maior – Claro que em qualquer lugar do mundo estamos sujeitos à violência e à acidentes. Mas as chances de você ser assaltado ou sofrer um desastre são muito menores em casa.
–> Conforto e comodidade – Essa nem se compara a trabalhar em um escritório. Poder exercer sua atividade no conforto da sua casa não tem preço.
Você pode organizar e personalizar seu local de trabalho, ter um espaço de descanso, além de poder usar a roupa mais confortável que tiver.
Desvantagens de trabalhar em casa
Da mesma forma, todo trabalho tem suas desvantagens. E saber lidar com elas é o grande desafio.
Você vai ver, na lista abaixo, que todas as desvantagens podem ser resolvidas se você tiver uma boa organização.
Algumas desvantagens de trabalhar em casa são:
–> Pouca privacidade – Em casa, nem todas as pessoas do ambiente estarão comprometidas com a produtividade, como é em um escritório. Você corre o risco de ser interrompido várias vezes.
–> Distrações – Você terá muitas distrações, como televisão e videogame. Assim como chamado de amigos e família. Ao mesmo tempo, não ter um espaço de trabalho organizado e bem definido pode te prejudicar. Trabalhar com o notebook em cima da cama é um bom exemplo disso.
–> Horários descontrolados – Em casa, você pode perder a noção de horas trabalhadas e acabar trabalhando mais do que em um emprego comum. Você não pode deixar que isso prejudique sua qualidade de vida.
–> Sem contato social – Você não terá aquela equipe que interage o tempo todo, sai para almoçar junto ou confraterniza nos aniversários e datas comemorativas.
Por isso, trabalhar em casa pode ser um tanto solitário, e quem mais sofre com isso são as pessoas mais socialmente ativas.
–> Sem benefícios – No caso de ter seu próprio negócio ou ser um freelancer, você deixa de receber os direitos previstos por lei, como férias remuneradas, plano de saúde e 13º salário.
Mas isso pode ser compensado com a escolha de uma atividade mais lucrativa. Isto é, que compense a ausência desses benefícios.
Dicas trabalhar em casa de forma eficaz
Muitas pessoas enxergam o trabalhar em casa como uma rotina sem necessidade de regras. Mas não isso que esse tipo de trabalho pede. Pelo contrário.
Embora o trabalho remoto tenha uma flexibilidade maior, é preciso ter um cuidado maior também para não ser pego muito na comodidade. As regras também fazem parte. Mas não somente regras, o ambiente também precisa ser favorável.
Por isso, confira a lista de itens para dar check e conseguir trabalhar em casa de maneira eficaz, de acordo com a empresa Hotmart:
- escolha qual será seu trabalho (veja algumas sugestões neste post);
- tenha um ambiente propício, bem organizado para trabalhar de forma remota;
- tenha bastante disciplina para se organizar e estabelecer sua própria rotina;
- caso queira abrir um negócio próprio, é preciso legalizá-lo, por mais que seja um trabalho que será executado dentro de casa;
- faça a divulgação do seu trabalho para que mais pessoas o conheçam.
Profissões para trabalhar em casa
Agora que você já sabe os benefícios e desvantagens de fazer home office, preparamos uma lista completa com ideias de profissões para você trabalhar em casa.
São 41 opções para você escolher e começar a ganhar dinheiro!
#1 Afiliado de produtos (promover produtos de terceiros em troca de comissão a cada venda realizada)
#2 Agente de Viagens
#3 Aluguel de quarto
#4 Artesanato
#5 Artista
#6 Blogueiro
#7 Cabeleireira
#8 Cerimonialista
#9 Coaching
#10 Consultor (diversas áreas)
#11 Contador
#12 Cozinheiro
#13 Copywriting (a arte de persuadir e vender através da escrita)
#14 Costura
#15 Desenvolvedor de games
#16 Desenvolvedor de softwares / websites
#17 Designer gráfico
#18 E-commerce
#19 Editor de vídeo
#20 Escritor
#21 Fotógrafo
#22 Maquiador
#23 Personal stylist
#24 Personal buyer (profissional que dá dicas na hora das compras)
#25 Produção de alimentos
#26 Produção de bebidas
#27 Produtor de conteúdo
#28 Professor online
#29 Professor particular
#30 Programador de Jogos Online
#31 Profissional de beleza e estética (manicure, cabeleireiro, massagista)
#32 Profissional de Tecnologia da Informação
#33 Redator de conteúdo
#34 Revendedor(a) de produtos
#35 Revisor de textos
#36 Social media (gestor de redes sociais)
#37 Trabalho artesanal
#38 Tradutor
#39 Trader
#40 Venda de artigos online (roupas, alimentos, artesanato)
#41 YouTuber
#42 Criação de e-books
#43 Criação de cursos online em vídeo
#44 Criador de aplicativos
Como ganhar dinheiro em casa
Trabalhar em casa não é para todo mundo. Já falamos que há perfis que se adaptam melhor, enquanto outros querem distância do trabalho remoto.
Para você que quer embarcar nessa modalidade, preparamos uma lista de dicas com tudo que você precisa saber como trabalhar em casa e ganhar dinheiro.
Prepare-se financeiramente, principalmente se for empreender.
No caso de um negócio próprio, não deixe de legalizá-lo.
Contrate um bom servidor de internet.
Tenha um ambiente propício, bem organizado.
Explique para as pessoas que moram com você que a privacidade é importante.
Tenha disciplina para se organizar e estabelecer sua própria rotina.
Estabeleça prioridades entre tarefas pessoas e do trabalho.
Mantenha uma agenda para acompanhar diariamente todas as suas tarefas.
Otimize seu tempo com técnicas e ferramentas adequadas.
Divulgue seu trabalho para que mais pessoas o conheçam.
Franquia online é uma opção para trabalhar em casa
O modelo de franquias online já é adotado por redes de diversos segmentos, tanto no ramo de prestação de serviços quanto de varejo.
Marketing digital, TI, educação e turismo são segmentos comuns nessa modalidade.
Quem pensa em investir em moda e alimentação também pode encontrar opções, apostando em lojas virtuais e plataformas online de delivery.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias online são um negócio promissor.
Regras da Reforma Trabalhista para quem trabalha em casa
O home office também sofreu mudanças na Reforma Trabalhista. Agora, é necessário que esteja no contrato que o ofício será realizado desta forma. Além disso, o contratante precisa deixar explícito se irá fazer reembolso e manutenção dos aparelhos usados.
Quem trabalhar de casa sendo um trabalhador formal — ou seja, sendo celetista — deverá receber férias, 1/3 do 13º salário, aviso prévio, licenças e 40% de multas do FGTS.
As horas extras não estão especificadas na lei, pois nesta forma de prestação de serviço o trabalho é medido pelo resultado e não pelas horas trabalhadas.
Trabalho em casa: o sonho de muitos brasileiros
Estudo patrocinado pela Dell e Intel, o Global Evolving Workforce fez um retrato dos brasileiros que trabalham em casa. Do total, 54% acham que trabalhando como home office torna-os mais produtivos.
Além disso, o levantamento constatou que:
– 45% dirigem menos;
– 52% ficam mais tempo com a família;
– 33% dormem mais;
– 49% têm menos stress.
Como mencionamos, o mercado do home office tem crescido de forma exponencial.
E cada vez mais pessoas e profissionais estão procurando formas de complementar a renda ou até mesmo começar um novo negócio próprio.
Portanto, as empresas estão cada vez mais procurando profissionais orientados a resultados positivos, independentemente da sua localidade.
Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe-o em sua rede social e ajude os seus amigos a saberem um pouco mais sobre como trabalhar em home office.
The post Trabalhar em casa: 41 profissões para ganhar dinheiro appeared first on Financeone.
Trabalhar em casa: 41 profissões para ganhar dinheiro Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário