Trabalhar em casa, à primeira vista, pode ser incrível. Mas com o passar do tempo a produtividade no home office pode se tornar empecilho.
A demanda de organização e concentração aparecem e podem deixar o profissional perdido. Por isso, aprenda agora mesmo 10 maneiras de como se organizar para ter um trabalho remoto mais produtivo.
10 dicas para aumentar a produtividade no home office
Planejamento de tarefas
O item mais importante para aumentar a produtividade é a organização. Saiba exatamente o que deve fazer durante o dia, seja por meio de agenda ou cronograma de atividades.
Faça um check-list e, conforme as tarefas forem realizadas, marque e passe para a próxima etapa.
Tenha um ambiente propício para o trabalho
Trabalhar na cama com o computador no colo é pedir para se distrair e não conseguir produzir. Pense em um ambiente próprio para trabalhar.
Caso não tenha um escritório, separe um local que não tenha tanta interferência externa.
Procure eliminar ao máximo as distrações
Por estar em casa diariamente, assuntos como lavar roupa ou o banheiro podem tirar o foco. Se comprometa em cumprir o planejado para o dia e evite distrações.
Trabalhe com qualidade. Este ponto também é falado no curso gratuito de Home Office.
Determine horários de trabalho
Uma das maiores vantagens do home office é poder flexibilizar os horários. Mas isso não quer dizer que trabalhará 24 horas por dia ou trabalhará pouco.
É necessário que haja equilíbrio entre as tarefas e o lazer. Veja o período em que produz mais e organize o dia a partir disso.
Nunca use pijama
Jamais, em hipótese alguma, trabalhe de pijama. Primeiro porque pode haver uma emergência e acabar tendo que participar de reuniões online.
Segundo porque é prejudicial confundir as funções do trabalho com as de casa. Tente separar isso ao máximo.
O ideal é tomar banho, colocar uma roupa confortável, mas decente, e partir para a produção.
Crie metas
Além do planejamento do dia, criar metas aumenta a produtividade. Metas a curto, médio e longo prazo colaboram para que se consiga sair da zona de conforto.
Caso consiga cumprir as metas, que tal uma recompensa? Se motive, dia após dia, a ser melhor.
Programe intervalos
Não pare quando sentir vontade. Ter disciplina e obedecer ao horário de pausa regulará sua rotina.
Intervalos de 10 a 15 minutos são o suficiente para manter o rendimento.
Mantenha a mesa organizada
É impossível trabalhar e render em um ambiente desorganizado.
A bagunça confunde e causa desânimo, além de irar o foco. Por isso, procure sempre deixar os papeis e documentos organizados em pastas ou gavetas.
Beba água!
Pode parecer desnecessário, mas é comum que o profissional se esqueça de beber água ou até de se alimentar nos horários corretos por conta do trabalho.
É comprovado que a água estimula o cérebro.
Acabou? Arrume a mesa para o dia seguinte
O escritório tem hora para fechar, certo?
Na sua casa também é necessário encerrar as atividades. Arrume a bagunça e não se esqueça de fazer o checklist das tarefas realizadas.
4 armadilhas para a produtividade no home office
Ausência de uma rotina
Não ter uma rotina é bom inicialmente, mas pode ser prejudicial caso a pessoa tenha problemas com a disciplina.
Para criar uma rotina, se atente em: listar o que precisa ser feito; reduzir o tempo para tarefas que não acrescentam; anotar o que exige mais atenção; fazer o planejado.
Também é importante definir um horário certo para dormir porque isso colabora para o relógio biológico.
Tentar ser multitarefas
Quem tenta fazer muito não faz nada. Por conta do imediatismo presente nos nossos dias, fazer mais coisas em menos tempo é o que todo profissional deseja.
Além de diminuir a produtividade, tal atitude pode causar doenças psicológicas sérias.
A exemplo disso temos ansiedade, depressão, irritabilidade, dificuldades de dormir e demais problemas que poderiam ter sido evitados com uma rotina menos desgastante.
Usar aplicativos em excesso
Os aplicativos viciam e roubam o tempo que deveria ser direcionado à produção.
Tomar cuidado com o uso exagerado do celular é fundamental para que ele não se torne uma armadilha, que prejudicará o trabalho e até a vida pessoal.
Saber o momento certo de se desconectar pode trazer diversos benefícios até mesmo para a saúde. A dependência não é saudável, não importa se está relacionada ao álcool, drogas ou WhatsApp.
Procrastinar diminui produção
Quem nunca empurrou uma tarefa com a barriga que atire a primeira pedra, não é mesmo? Mas, apesar disso, o hábito de não cumprir prazos e adiar serviços só faz mal para quem age assim.
Avalie o motivo pelo qual está procrastinando. É ansiedade? Depressão? Preguiça? Desmotivação? Medo de errar? Reflita sobre isso e se force a continuar.
Caso necessário, procure um especialista para conseguir lidar melhor com a real causa de sua procrastinação.
Vantagens e desvantagens do home office
As vantagens de trabalhar em casa podem ser inúmeras, sendo que o principal atrativo é, de fato, desfrutar da comodidade do seu lar.
Este, talvez, seja o sonho de todo profissional, sendo vantajoso economicamente e pessoalmente.
Mas nem só de alegrias vive o homem, correto? Confira uma lista de vantagens e desvantagens do home office:
Vantagens:
• Independência e autonomia;
• Flexibilidade de horários;
• Boa alimentação;
• Redução do estresse relacionado ao trânsito;
• Privacidade;
• Redução de custos;
• Facilidade para ter outro tipo de renda;
• Otimização das tarefas.
Desvantagens:
• Confundir os ambientes;
• Excesso de trabalho;
• Isolamento;
• Preconceito;
• Dificuldade para tirar tempo de lazer.
The post Aprenda a aumentar a produtividade no home office appeared first on FinanceOne.
Aprenda a aumentar a produtividade no home office Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário