Os golpes com cartão de crédito estão cada vez mais comuns na internet. Um universo aproximado de 12,1 milhões de pessoas relatam ter sofrido algum tipo de golpe financeiro no meio virtual.
Entre as vítimas, mais da metade afirma ter perdido dinheiro com as fraudes, em média R$ 478 de prejuízo por pessoa. A estimativa é que os golpes somaram R$ 1,8 bilhão em 12 meses.
Cerca de três em cada dez vítimas ficaram com o nome negativado (30%) por conta da fraude sofrida. Uma em cada nove pessoas não conseguiram recuperar nenhuma parte da quantia perdida.
No entanto, 53% afirmam ter esperança de reaver o dinheiro ou parte dele. A maioria das queixas (52%) se refere ao não recebimento de produtos comprados online.
Em seguida, vem a compra de produto ou serviço diferente do prometido pelo vendedor (42%) e em terceiro (25%) clonagem de cartão de crédito.
A pesquisa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O que a pesquisa revela?
Entre os fatos que antecederam a fraude, os mais comuns foram:
24% – perda de documentos pessoais;
21% – roubo, assalto ou furto;
18% – perda de cartão de débito ou crédito;
13% – fornecimento acidental de dados pessoais para terceiros por telefone, e-mail, WhatsApp ou em sites.
Principais fraudes que pedem fornecimento de dados:
40% – cadastraram seus dados em sites falsos de promoção;
39% – se inscreveram em suposta vaga de emprego;
22% – realizaram compra em site falso sem perceber;
21% – receberam contato telefônico de uma pessoa se passando por funcionário de instituição financeira;
18% – receberam notificação falsa para quitação de débito;
18% – receberam falso e-mail de banco ou empresa pedindo atualização de dados cadastrais ou bancários.
Itens comprados e não recebidos
35% – Eletrônicos;
31% – Roupas, calçados e acessórios;
13% – Cosméticos e perfumaria;
12% – Eletrodomésticos;
9% – artigos infantis
Canais de compra em que ocorrem mais problemas
67% – Marketplaces, lojas de pessoas físicas online e produtos usados;
28% – Site próprio de vendas de uma loja;
12% – Perfil de empresa em rede social;
10% – Perfil pessoal em rede social
Como se proteger de golpes com cartão de crédito
Com golpes com cartão de crédito cada vez mais sofisticados, a dúvida que fica é sempre a mesma: como se proteger e evitar esses ataques?
O mais importante é se manter atento a algumas questões práticas e de segurança.
Confira nove dicas de proteção que te ajudarão a ficar longe das fraudes e golpes com cartões de crédito!
1 – Fique atento aos quesitos de segurança do cartão
Cartões com chip, embora não evitem as fraudes, são muito mais seguros em sua utilização do que aqueles que solicitam somente a assinatura.
Por isso, dê preferência aos cartões com esses dispositivos de segurança.
2 – Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail
As instituições financeiras não enviam e-mail. Nem ligam para os clientes solicitando a senha do cartão de crédito.
Muito menos, o seu código de segurança. Essas são informações pessoais e intransferíveis e não devem ser informadas nem digitadas no telefone.
Sabendo disso, desconfie de qualquer ligação que você receba em nome de bancos ou instituições financeiras.
E, caso isso aconteça, jamais forneça dados pessoais como senha ou código de segurança do cartão (aqueles três números que ficam no verso do cartão).
3 – Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados
Os bancos nunca solicitam a devolução de cartões. Mesmo em caso de bloqueio ou cancelamento.
Sequer fazem esse tipo de retirada na residência dos seus clientes.
Por isso, se você receber a visita de qualquer portador em nome do seu banco, solicitando a entrega do seu cartão de crédito, não atenta ou não entregue seu cartão.
Se, durante uma ligação recebida, você não se sinta seguro com o atendimento, não forneça nenhuma informação.
Após, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento.
4 – Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões
Quando se desfizer de um cartão de crédito inutilizado, destrua o chip que contem nele para não deixar dúvidas. No entanto, você também pode utilizar as máquinas Papa Cartão.
Elas são uma forma ecológica, sustentável e segura de descartar seus cartões plásticos (material 100% reciclável) que estão fora de uso.
É só colocar o cartão na fenda e girar a manivela. Depois de triturados, serão reciclados e servirão de matéria-prima para novos produtos.
O que é uma ótima opção para evitar cair em golpes com cartão de crédito
5 – Nunca informe a sua senha ou dados do cartão a outras pessoas
Sua senha do cartão, tanto para realizar compras quanto para efetuar pagamentos e saques é individual e intransferível. Lembre-se, ela é a sua assinatura digital e não deve ser compartilhada com outras pessoas.
Outro dado importante é o código de segurança, que fica na parte traseira do cartão. Esse número é o seu acesso para fazer compras online.
Ou seja, de posse dele e dos dados pessoais, qualquer pessoa pode comprar, online, com o seu cartão. Por isso, nunca forneça esses dados a ninguém e evite cair em um golpe com cartão de crédito.
6 – Fique atento aos SMS de acompanhamento
Algumas instituições financeiras enviam SMS informando sobre compras realizadas no cartão. Dê preferência àquelas que fazem este acompanhamento.
E, no caso de receber uma dessas mensagens, entre em contato imediatamente com a Central de Relacionamento. Assim, você pode confirmar se seu cartão está sendo usado indevidamente.
7 – Observe os sites antes de comprar pela internet
Para fazer suas compras pela internet de maneira segura, dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança. Mantenha também o seu computador sempre seguro: atualize o antivírus, firewall e anti-spam.
Contudo, para garantir mais a segurança da compra, guarde informações como o nome do site, itens adquiridos, valores e número do protocolo.
8 – Acompanhe sempre o seu extrato de despesas
Outra maneira de garantir a segurança e não cair em um golpe com cartão de crédito é fazer um acompanhamento frequente do extrato de suas despesas.
Esse documento registra todas as compras e despesas efetuadas no cartão. E, por isso, é uma das melhores ferramentas de controle.
9 – Mantenha o seu cadastro atualizado
Algumas instituições financeiras possuem áreas de segurança que realizam um trabalho de acompanhamento da utilização dos cartões.
Quando essas áreas notam uma compra ou movimentação suspeita, entram em contato diretamente com o cliente. Elas tentam confirmar se é ele mesmo quem está efetuando as despesas.
Portanto, para que esse contato seja sempre bem-sucedido e ajude na segurança e controle das fraudes, é muito importante que você mantenha seus dados sempre atualizados.
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