Escrever é uma tarefa relativamente fácil, ainda mais por ser algo que se pratica desde a infância. Mas elaborar uma carta de reclamação precisa de alguns detalhes mais específicos.
Muita gente se desespera pelo fato de achar que é muito complicada e diferente de uma carta norma. Porém, no final de tudo, é mais simples do que parece.
Para ajudar a tirar as suas dúvidas, confira abaixo um passo a passo para escrever uma carta de reclamação. Veja como é fácil!
O que é uma carta de reclamação?
Primeiramente é preciso entender o que é uma carta reclamação para depois aprender como redigi-la e formatá-la. O documento consiste em uma carta que descreve um problema ocorrido a um destinatário que tem como resolvê-lo.
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Acima de tudo, a carta de reclamação tem como característica ser um texto persuasivo. Pois tentará convencer aquele que estiver lendo sobre o fato ocorrido.
Além disso precisa convencê-lo a encontrar uma solução para o que foi apontado na carta.
Formas de escrever o texto
Existem diversas formas de escrever uma carta desse tipo. Até porque elas podem ser direcionadas para diversas áreas e setores.
Então, se você está pretendendo realizar uma crítica sobre um determinado produto ou até mesmo um serviço, confira algumas dicas.
– Envie a carta para o SAC da empresa em questão
É importante encaminhar a sua crítica ao local correto, nesse caso o SAC. Pois é esse o setor que cuida das reclamações dos clientes com a finalidade de melhorar o serviço prestado.
Algumas informações importantes: inicie a sua carta com a expressão “Caro Sr., Sra., ou Srta.” e posteriormente com o nome. Caso não saiba o nome da pessoa, escreva somente “Prezado senhor ou senhora”.
– Evite enrolar e vá direto ao ponto
Inicie o seu texto falando sobre a sua reclamação, informando o maior número de informações sobre o ocorrido. É importante que os dados necessários sejam fornecidos para que o problema seja resolvido.
Por isso coloque data, hora e até mesmo local. Além de tentar ser o mais sucinto possível, para ficar claro o motivo de escrever uma carta de reclamação.
– Anexe os documentos e especifique qual é a melhor solução
Encaminhe todos os documentos necessários. E ao escrever a carta de reclamação especifique a maneira como o problema poderá ser resolvido.
Um exemplo é falar se prefere o reembolso ou a troca do produto, caso essa seja a questão.
Qual é a estrutura do texto?
A carta de reclamação tem uma estrutura específica e precisa ser organizada para manter o aspecto formal. É preciso tomar cuidado e não fazê-la de qualquer jeito.
Confira quais são as informações que precisam estar contidas nela:
- Identificação do remetente, como nome completo e endereço;
- Data e local de quando e onde a carta foi escrita;
- Identificação do destinatário, como nome completo/empresa e endereço;
- Assinatura manual;
- Anexos e documentos, caso for colocar alguma prova do ocorrido;
- Texto digitalizado.
Itens que uma carta de reclamação eficaz deve ter
Para uma carta de reclamação ser considerada eficaz, com as principais características e pronta para ser enviada ao destinatário, ela deve ser formulada pensando no destinatário e dirigida até ele, não por terceiros.
É mais que recomendado apenas basear as fundamentações em fatos e ocorridos que sejam comprovadamente verdadeiros. É preciso, também, apresentar uma linguagem clara, breve e concisa.
Ainda é pedido que uma carta de reclamação tenha um cuidado relativo e busque uma forma de tratamento adequada. Sendo assim, evite qualquer tipo de indelicadeza ou tom ofensivo.
A estrutura do texto deve ser composta por:
- Saudação;
- Exposição do assunto;
- Fundamentação dos direitos e reclamações;
- Pedido de reparação e/ou concessão;
- Despedida.
Dicas para escrever uma boa carta de reclamação
Agora que você já sabe o que é uma carta de reclamação, o que deve conter, como escrever e a estrutura adequada, está na hora de conferir algumas dicas.
Elas te ajudarão a seguir o caminho correto para que a sua solicitação de fato seja atendida.
– Reflita sobre a sua reclamação e considere todos os pontos que deverão ser abordados no momento de escrever a carta. Não se esqueça de conferir se colocou todos os seus dados, como nome, telefone para contato e endereço.
– Releia a carta quantas vezes achar necessário. Desta forma terá certeza que não esqueceu de nenhuma informação importante e que ela está de fácil entendimento.
– Não utilize palavrões, prefira sempre manter a calma enquanto escreve a carta de reclamação. Use palavras diretas e descritivas para explicar o ocorrido.
– Tenha guardadas todas as cópias de documentos importantes e até mesmo da carta que você enviou para a empresa.
– Para evitar mais aborrecimentos, busque sempre um acordo informal. Isso porque ações judiciais podem custar mais caro e levar mais tempo para o problema em questão ser solucionado.
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