O desempenho de uma empresa é o que fará com que ela se consolide no mercado e cresça com os negócios. A planilha de controle de vendas está totalmente ligada aos resultados e é muito importante para o monitoramento do empreendimento.
O controle de vendas é um processo de fiscalização, no qual estão listados os processos de venda realizados.
Esse processo colabora na gestão do negócio e pode ser feito por meio de planejamento, planilhas, inclusão de metas e elaboração de relatórios completos.
Isso ajuda a corrigir erros e alinhar resultados da empresa.
A quantidade de vendas tem impacto diretamente no setor financeiro. Ou seja, pode afetar em como o estoque será administrado e no contato necessário com fornecedores.
Um controle de vendas ineficaz, por exemplo, acarreta em um rombo no negócio porque gera falta de estoque, ausência de capital de giro e demais dificuldades na administração.
É exatamente por isso que investir em ferramentas que ajudam na gestão da empresa é fundamental para o aumento da produtividade.
Quer saber mais sobre como utilizar esse recurso de organização na sua empresa? Explicamos para você neste texto. Confira!
O que uma planilha de controle de vendas deve ter?
Para que a planilha de controle de vendas seja eficaz na resolução de conflitos e diagnóstico de desempenho, é preciso que alguns elementos estejam anexados nela.
Nível de faturamento, sugestões e críticas devem ser listados, além de outros índices de controle. Veja abaixo.
1. Total de vendas (por dia, semana e mês)
Este é o principal item da planilha de controle de vendas, já que é a soma de tudo que sai da empresa.
Caso possua uma equipe de vendedores, o ideal é acompanhar o que cada um vende, até mesmo para avaliar os métodos de venda que funcionam e os que não dão resultados.
2. Ticket médio (cupons emitidos)
O ticket médio é o total de vendas de um período dividido pelas vendas do período anterior.
Para saber isso basta analisar os cupons fiscais da época escolhida.
Essa opção é importante para verificar o aumento ou diminuição das vendas no prazo, facilitando a inserção de técnicas para elevar o consumo dos produtos vendidos.
3. Inclusão de metas
Quanto deseja alcançar de lucro? O dinheiro será o suficiente para manter o fluxo de caixa? Conseguirá saldar as dívidas?
É importante que na planilha de controle de vendas sejam expostas as metas para que se consiga manter equilibradas as finanças da empresa.
Para facilitar, divida a meta pelos dias de funcionamento do negócio. Dessa forma, será mais simples acompanhar os resultados do mês.
4. Qualidade do serviço
O acompanhamento da satisfação dos clientes em relação ao serviço prestado ou produtos utilizados diz muito sobre o sucesso de uma empresa.
É interessante criar um formulário com pontos a serem avaliados pelos frequentadores do negócio. Além disso, a conversa informal também pode fazer a diferença na gestão.
Como montar uma planilha de controle de vendas?
Se você já possui prática com ferramentas eletrônicas, como o Excel, montar sua planilha e administrar diariamente será mais fácil.
Para começar uma planilha no Excel, basta abrir o programa desejado e seguir os passos a seguir!
Passo 1: Abra um novo arquivo, digite “vendas” e pesquise. Dezenas de opções serão mostradas e você pode escolher a que mais se identifica com seu negócio.
Passo 2. Após escolher o modelo desejado clique sobre ele. Uma prévia será mostrada, junto com uma descrição sobre a planilha. Caso seja a que quer, clique e espere a planilha carregar.
Caso não seja este modelo, feche e volte à galeria para procurar uma mais adequada.
Passo 3. Com a planilha aberta, entenda como funciona, delete os dados existentes e adeque de acordo com sua necessidade. Dessa forma, conseguirá analisar como os dados são inseridos e não fará nada errado.
Por qual motivo usar a tecnologia e não um caderno?
A tecnologia é uma grande aliada das empresas em diversos quesitos. Entre eles, o crescimento dos resultados e produtividade. Então, por que não utilizar esse bem em prol de um negócio?
Nesse sentido, softwares e planilhas são adequados porque permitem a checagem e alteração dos dados de acordo com a necessidade do empreendedor, além de garantir o cálculo correto.
Alguns sistemas, inclusive, permitem o anexo de CPF ou CNPJ para verificação de validade. Este não é o caso das planilhas, que são meios mais simples de organização.
O fato é que a planilha de controle de gastos pode facilitar – e muito – a vida de um administrador, já que é preciso inicialmente apenas preencher os relatórios com os dados semanais.
Falando nisso, este é o ideal: acrescentar diariamente ou semanalmente informações na planilha para que ela fique sempre organizada.
Nunca deixe o trabalho ser acumulado porque o tempo perdido para organização dos dados será muito maior que o indicado, fazendo com que erros possam ser mais comuns.
Os resultados de uma planilha são úteis no negócio para avaliação, modificação e até mesmo multiplicação dos resultados de um período.
Com essas dicas e modelos disponíveis gratuitamente, será possível ter maior controle sobre o seu negócio. Por isso, não hesite e comece a colocar em prática desde já.
Você gostou do nosso texto sobre planilha? Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe conosco.
The post Como montar sua planilha de controle de vendas appeared first on Financeone.
Como montar sua planilha de controle de vendas Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário