Quantos de nós olhamos para trás e desejamos ter aprendido um pouco mais sobre como controlar gastos? Por isso, ensinar educação financeira para as crianças pode parecer ser uma tarefa difícil.
De fato, muitas pessoas não têm ideia de como gerenciar seu próprio dinheiro. A pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, mostrou que o número de brasileiros endividados bateu recorde em julho.
Uma coisa é certa: educação financeira não se aprende de uma hora pra outra. Levará um bom tempo e nem sempre será fácil. É preciso ter paciência e persistência para abordar conceitos relacionados ao assunto.
Mas se você quer que seu filho aprenda como administrar o dinheiro, e não caia no endividamento, continue a leitura deste texto.
Para ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas de como ensinar sobre educação financeira para os pequenos. Confira!
+ Saiba o que é educação financeira e para que serve
Educação financeira: como ensinar para as crianças?
Quando uma criança é introduzida desde cedo aos assuntos financeiros, ela começa a desenvolver e entender como funciona o orçamento familiar.
Além disso, pode lidar bem com as finanças no futuro.
+ 4 filmes na Amazon sobre finanças
Mas como conseguir falar sobre dinheiro com quem ainda está começando? Para isso, separamos dicas de como abordar o assunto de forma simples. Veja a seguir!
Mostre o benefício da educação financeira
Você já parou para pensar que as crianças adoram perguntas “mas por quê?” Para elas, é importante saber que o assunto que ela tem curiosidade ou está aprendendo terá alguma utilidade.
Por isso, toda vez que o seu filho questionar sobre dinheiro, explique a importância de aprender sobre ele.
Além disso, fale que o dinheiro guardado pode trazer benefícios, tais como: brinquedos ou fazer um passeio, por exemplo.
Fale sobre o dinheiro da mesada
A mesada é, normalmente, o primeiro contato que muitas crianças têm com o dinheiro.
Pensando nisso, estabeleça um valor fixo e, é claro, que seja compatível com a idade. Após isso, oriente a criança sobre como consumir com responsabilidade.
Mas vale lembrar que é necessário que você a deixe livre para decidir o que fará com o dinheiro que ganhou.
Converse sobre a importância de poupar
Além de usar a mesada para ensinar sobre dinheiro, você pode também ensinar através dela como a criança pode poupar e a importância disso.
Para isso, você pode dar um cofre e explicar para ele que se todo mês ele guardar um pouco do dinheiro, em algum tempo pode comprar algo que ele deseja.
+ Conheça jogos que ensinam a poupar e investir
Oriente seu filho sobre o que é necessário comprar
Outra maneira de ensinar educação financeira é indicando os pequenos sobre o que é útil ou não. Pode parecer um pouco complicado de início, mas valerá a pena.
Para isso, você pode explicar qual a diferença entre necessidade básica, como alimentação e vestuário, e o que significa gastos extras — como brinquedos, viagens, passeios etc.
Após ele entender isso, você pode estimular o seu filho a criar metas de como ele usará o dinheiro.
Desta maneira, ele consegue aprender a reconhecer e controlar o que consome desde pequeno.
Por fim, você também pode incluir seu filho nas compras da casa e orientá-lo sobre o que é necessário.
Um exemplo de como fazer isso é levando-o ao supermercado, por exemplo, e mostrando quais produtos vocês usam em casa. Em seguida, peça para ele pegar os que estão em promoção.
Desta maneira, você está ensinando sobre educação financeira e também como poupar, sobretudo comprando coisas essenciais.
E você, achou bom o nosso conteúdo? Se sim, que tal aproveitar a visita em nosso site e continuar por dentro do assunto? Separamos o texto “educação financeira no Youtube: 5 canais para acompanha“.
The post Saiba como explicar Educação Financeira ao seu filho appeared first on Financeone.
Saiba como explicar Educação Financeira ao seu filho Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário