“Quer ganhar dinheiro rápido e fácil? Tem um jeito! Fala comigo no privado”, “Que tal investir R$100 e lucrar R$1.000 de forma rápida?”.
Talvez você já tenha visto isso em algum lugar. Ou talvez já tenham convidado você para participar.
De qualquer forma, é muito provável que você conheça alguém que já entrou em contato com uma pirâmide financeira em algum momento da vida.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae junto ao SPC, 11% dos brasileiros já perderam dinheiro em algum tipo de investimento fraudulento.
Mas você sabe o que é e como funciona uma pirâmide financeira? Será que é crime? Continue a leitura deste texto para entender!
Mas, afinal, o que é uma pirâmide financeira?
A pirâmide financeira é um modelo de negócio que funciona da seguinte maneira: em linhas gerais, ela atua através da indicação de novos membros no negócio.
De modo geral, uma pessoa paga para entrar e, ao indicar um número determinado de novas pessoas, começa a receber o dinheiro.
Pode ou não haver a venda de um produto envolvido, mas, normalmente, as informações são propositalmente rasas e confusas.
O apelo das pirâmides geralmente vem através de grandes promessas, tais como: “ganhe dinheiro de forma rápida”, “lucre muito investindo pouco”, “dobre seus investimentos” etc.
+ 7 cursos online e gratuitos sobre investimentos
Por que o nome é pirâmide?
A palavra pirâmide vem justamente do formato em que o modelo costuma ser desenhado: começa sempre com uma pessoa no topo, que convida outras pessoas para o degrau abaixo.
Cada pessoa neste degrau é responsável por recrutar seu próprio grupo, que ficará no próximo nível, e assim por diante.
E como cada novo membro faz um investimento inicial, os degraus inferiores sustentam os superiores. Ou seja, o dinheiro sobe em direção ao topo.
Vale lembrar que esse tipo de modelo nunca irá se apresentar como uma pirâmide financeira. Muitas vezes, por exemplo, aparecerão com outros termos, como roleta solidária.
Recentemente, surgiu um novo modelo de investimento através do WhatsApp. O método que usa um modelo de mandala oferecia promessas de lucro fácil.
A especialista Luciana Ikedo, assessora de investimentos, alertou sobre os riscos de investimentos com retorno rápido.
Como identificar uma pirâmide financeira?
Os esquemas de pirâmide apresentam alguns elementos comuns. Sozinhos, porém, não são necessariamente um modelo fraudulento, mas devem fazer o investidor suspeitar.
Portanto, algumas características frequentes de uma pirâmide financeira são:
- promessa de ganho fácil;
- lucro alto e rápido demais;
- retorno garantido;
- promessa de ganhos extras ao indicar novos clientes;
- falta de informações sobre o produto oferecido;
- falta de informações básicas sobre a empresa responsável por cuidar do dinheiro e sobre seus donos.
Além disso, a Securities and Exchange Commission (SEC), agência federal americana, listou alguns sinais sinais mais gritantes de uma pirâmide financeira. Alguns deles são:
–> Ênfase no recrutamento: quando o programa é focado somente no aliciamento de novos membros, ou quando trazer participantes gera mais remuneração.
–> Renda fácil: é o famoso “ganhe dinheiro dormindo”, mas em vários formatos – podem ser promessas de pagamento para recrutar outros membros ou criar anúncios em sites pouco conhecidos, por exemplo.
–> Ausência de renda comprovada: quando não há documentos que comprovem a atuação legal do negócio, assim como registro de renda advinda da venda de produtos.
Em resumo, as pirâmides são negócios que, normalmente, são chamativos e estão sempre prometendo lucros extraordinários. Há, geralmente, apenas um administrador, que centraliza todos os recursos.
A pirâmide pode ser considerada crime no Brasil?
A prática de pirâmide é enquadrada pela Justiça como crime contra a economia popular.
O art. 2º, da Lei 1.521/51, fala em: “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”.
O Código Penal também fala sobre a prática. De acordo com o Código, os participantes do esquema podem ser condenados por estelionato com pena de reclusão, sendo de um a cinco anos, além de multa, conforme o artigo 171.
O artigo descreve que: “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”
Portanto, muito cuidado na hora de participar de negócios que prometem altos lucros em tão pouco tempo e de forma fácil.
Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro dos nossos conteúdos? Então aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Desta maneira, você recebe as nossas atualizações diretamente no seu e-mail.
The post Pirâmide financeira: o que é e como identificar? appeared first on FinanceOne.
Pirâmide financeira: o que é e como identificar? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário