terça-feira, 18 de agosto de 2020

12 filmes de Economia que todo estudante deveria assistir

Formas alternativas de estudos estão em alta e ajudam muito. E os filmes de economia auxiliam cada vez mais estudantes a aprenderem com uma linguagem mais descontraída, aliando entretenimento ao conhecimento.

Seja aonde for assistir, os filmes ajudam a todos que desejam ter uma vida financeira saudável, compreendendo o funcionamento das economias mundiais e locais, assim como seus impactos no nosso dia a dia.

Filmes economia
Filmes sobre economia são uma excelente forma de entretenimento e de aprendizado

Então para quem quer aprender e se inspirar, preparamos uma lista com filmes sobre o mercado financeiro. Interessado? Prepare a pipoca e vamos lá!

Confira a lista de 12 filmes e documentários de economia que nenhum estudante pode perder. São questões econômicas abordadas do ponto de vista cinematográfico.

1 – Wall Street – Poder e Cobiça (Wall Street, 1987)

Com Michael Douglas, Charlie Sheen e Martin Sheen, a trama mostra os bastidores do mundo dos grandes negócios da década de 1980. Ou seja, um clássico que não pode faltar na lista de filmes de economia para estudantes.

Na história, Gordon Gekko (Michael Douglas) tornou-se um símbolo do especulador inescrupuloso e imortalizou algumas frases como “A ganância é boa” e “O dinheiro não dorme” (essa última ainda virou subtítulo de um segundo filme chamado Wall Street).

2 – Wall Street – O dinheiro nunca dorme (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010)

Dirigido por Oliver Stone, é uma sequência de Wall Street, lançado em 1987.

Michael Douglas vai novamente interpretar o seu papel como “Gordon Gekko”, contracenando com Shia LaBeouf, que fará o papel de Jacob Moore, um jovem investidor em Wall Street.

3 – Moneyball: O homem que mudou o jogo (Moneyball, 2011)

O filme é baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game de Michael Lewis. Por sua vez é baseado na história verdadeira de Billy Beane, gerente geral do time de basebol do Oakland Athletics.

Moneyball foca nas tentativas de Beane de criar um time competitivo para a temporada de 2002 em Oakland, apesar da situação financeira desfavorável da equipe. Para conseguir, ele usa uma sofisticada análise estatística dos jogadores.

4 – Grande Demais para Quebrar (Too Big To Fail, 2011)

A Crise econômica de 2008-2011 do ponto de vista do Secretário do Tesouro americano Henry Paulson.

O documentário recebeu 11 indicações ao Emmy Awards 2011 e Paul Giamatti, como Ben Bernanke, foi premiado como melhor ator em minissérie ou filme para televisão no SAG 2012.

5 – Wal-Mart – O Alto Custo do Preço Baixo (Wal-Mart: The High Cost of Low Price, 2005)

É imprescindível colocar esse filme na sua lista de filmes de economia. Ele apresenta a face pouco conhecida e desfavorável das práticas comerciais da rede de supermercados Wal-Mart.

São apresentadas entrevistas com ex-empregados, ex-gerentes, proprietários de pequenos negócios familiares que, segundo o filme, faliram em razão da concorrência desleal do Wal-Mart, e vídeos promocionais da empresa.

6 – Margin Call (Margin Call, 2011)

Com Kevin Spacey, Demi Moore, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto, Stanley Tucci, Simon Baker e Penn Badgley, o filme independente se passa em 36 horas no contexto da Crise Financeira de 2008.

O New Yorker o classificou como o melhor filme sobre Wall Street já produzido.

7 – Inside Job (Inside Job, 2010)

Documentário premiado sobre a Crise Financeira de 2008. Ele explora o modo como as práticas políticas e os derivativos financeiros levaram à crise mundial.

8 – A Corporação (The Corporation, 2003)

O filme descreve o surgimento das grandes corporações como pessoas jurídicas. Além disso, discute, do ponto de vista psicológico, que tipo de pessoas elas seriam.

9 – Roger e Eu (Roger and Me, 1989)

Dirigido pelo cineasta Michael Moore. O documentário revela as explicações a Roger Smith, presidente da General Motors, pelo fechamento de onze fábricas na cidade de Flint, no estado de Michigan).

Na ocasião, 30.000 pessoas ficaram sem trabalho.

10 – Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth, 2006)

Documentário norte-americano de 2006 dirigido por Davis Guggenheim sobre a campanha do vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore para educar os cidadãos do mundo acerca do aquecimento global.

Desde seu lançamento, foi creditado para sensibilizar a opinião pública internacional sobre as mudanças climáticas e por dar vida nova aos movimentos ambientalistas.

11 – Life and Debt (Life and Debt, 2001)

Documentário premiado que examina a situação econômica e social da Jamaica. Especialmente após as políticas do FMI relacionadas ao Consenso de Washington e medidas de estabilização da economia mundial.

12 – O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013)

O filme dirigido por Martin Scorsese não pode ficar de fora da lista de indicações de filmes economia. A trama é estrelada por Leonardo DiCaprio.

No filme, DiCaprio interpreta Jordan Belfort. Um corretor que ficou milionário ao aplicar fraudes em seguro, tem que se reinventar após sua antiga corretora falir.

Em um novo emprego, ele percebe brechas nas negociações de seguros e aproveita para crescer, até abrir sua própria firma.

Além de entender como funciona o mercado de seguros, você também vai saber como nascem as fraudes e as tramas de corrupção

Veja também:

+ 12 filmes e séries de finanças na Netflix
+ 4 filmes na Amazon Prime sobre finanças
+ 7 filmes para quem quer empreender

The post 12 filmes de Economia que todo estudante deveria assistir appeared first on FinanceOne.


12 filmes de Economia que todo estudante deveria assistir Publicado primeiro em https://financeone.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário